Clara Camarão: #MulherPotiguarQueFezHistória

Da série: #MulherPotiguarQueFezHistória

Clara Camarão – A primeira Heroína do Brasil

(Da série: Mulher Potiguar Que Fez História" - Clara Camarão é considerada a primeira heroína no Brasil. Imagem: Reprodução/Instagram)

(Da série: Mulher Potiguar Que Fez História” – Clara Camarão é considerada a primeira heroína no Brasil. Imagem: Reprodução/Instagram)

Clara Camarão (batizada como Clara Filipa Camarão) foi uma indígena Brasileira da tribo potiguar no bairro de Igapó na de Natal, então Capitania do Rio Grande (hoje o estado do Rio Grande do Norte). Nascida na metade do século XVII, ela foi catequizada por padres jesuítas juntamente com seu marido Filipe Camarão, adotando o mesmo sobrenome que ele.

Clara é considerada uma das precusoras do feminismo no Brasil, já que ela rompeu barreiras, acabando com a divisão de trabalho da tribo ao se afastar dos afazeres domésticos, para participar de batalhas junto ao seu marido durante as invasões holandesas em Olinda e no Recife. Clara também liderou um grupo de guerreiras nativas na luta contra os holandeses durante a colonização na cidade Porto Calvo (no estado de Alagoas) em 1637. Não há registro do local e data de sua morte.

Anúncios

Sobre grupodiversidadepotiguar

O Grupo Diversidade Potiguar não pretende ser mais uma ONG, mas sim um grupo de amigos que pretende promover ações assertivas no combate às diversas formas de discriminações e preconceitos que atrasam a nossa sociedade (LGBTfobia, Machismo, racismo, xenofobismo, detre outras). O "Grupo Diversidade Potiguar" é de natureza política e de direito social; sem finalidades lucrativas e destituída de toda natureza ideológica-político-partidária ou religiosa,
Esse post foi publicado em CLARA CAMARÃO, história, mulher e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s